Artes Cênicas: saiba mais sobre o curso e a profissão

Samantha Perlanovx
By Samantha Perlanovx 4 Min Read
4 Min Read

As Artes Cênicas são o conjunto de técnicas utilizadas para criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos. O profissional utiliza os movimentos corporais e voz para desenvolver e representar personagens que transmitem uma história, ideias ou sentimentos para o público.

Os interessados neste curso de graduação podem seguir carreira de ator, diretor, cenógrafo ou crítico.

O curso
O curso de graduação de Artes Cênicas é oferecido em grau de licenciatura e bacharelado. Os interessados precisam passar pelo vestibular e também por uma prova de aptidão, na qual o estudante deve mostrar suas qualidades na arte de representar.

O curso combina aulas teóricas, como História, Filosofia, Literatura e Ensino Teatral, com aulas práticas de Expressão Corporal, Técnica de Voz, Caracterização de Figurino e Caracterização de Maquiagem, entre outras.

Para concluir a graduação é necessário fazer Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Algumas instituições exigem a realização de estágio supervisionado.

Grade básica do curso de Artes Cênicas
Literatura Dramática
Expressão Corporal e Sonora
Jogo Teatral e Improvisação
Interpretação
Cenografia
Direção Teatral
Crítica Teatral
Onde estudar Artes Cênicas
Não é muito fácil encontrar o curso de Artes Cênicas. Ao contrário do que acontece com outras graduações, nesta há maior oferta de vagas na rede pública do que na particular.

Caso não encontre uma universidade pública com o curso de Artes Cênicas em sua região ou o horário de estudos não seja o mais adequado para você, o jeito é mesmo partir para uma faculdade privada.

Mas isso não significa que a qualidade de ensino será menor! Se você escolher uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), pode ficar tranquilo: a faculdade de Artes Cênicas vai atender a todos os rigorosos critérios de ensino definidos pelo MEC e o diploma será válido em todo o território nacional.

Para ajudar você em sua busca, selecionamos o Centro Universitário Anhanguera (Anhanguera), que oferece o curso de bacharelado em Artes Cênicas com o aval do MEC.

A profissão
Quem se forma em Artes Cênicas pode seguir carreira nas seguintes áreas:

Ator: Cria, interpreta e representa um personagem para peça teatral, novela, cinema, programa de TV, publicidade, etc.
Diretor: Supervisiona e dirige a montagem de uma peça teatral, novela, cinema, programa de TV, websérie, publicidade, etc.
Cenógrafo: A partir do roteiro, cria um cenário para aquela produção artística.
Crítico: Desenvolver críticas de artes relacionadas à representação.
Dublagem: Faz a dublagem de personagens em filmes, seriados, games, animações, etc.
Professor: Dá aulas de interpretação para o ensino fundamental ou médio.
Produção: Providencia locais para os ensaios, busca patrocínios, administra orçamentos e os materiais necessários para a realização da apresentação. Viabiliza a exibição de peças ou espetáculos.
Dramaturgia: Redige peças teatrais, seriados, novelas e filmes.
Mercado de trabalho
A maior quantidade de oportunidades e trabalho para quem se forma em Artes Cênicas está área estão no eixo Rio-São Paulo, onde ficam as maiores emissoras de TV do Brasil, de grandes teatros e produtoras.

Share This Article