Como abrir uma agência de publicidade e propaganda

Samantha Perlanovx
By Samantha Perlanovx 17 Min Read
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Quem nunca sonhou em ter o seu próprio negócio? Mesmo que o sonho tenha durado pouco tempo, montar um negócio do zero não é tão difícil quanto parece. Quem segue o caminho correto, coloca seu empreendimento de pé em pouco tempo e quem leva a sério todos os passos de constituição e planejamento, tem grande chance de ter sucesso. Pensando nisso o Blog da Contabilizei estruturou uma série de conteúdos sobre abertura de negócios que estão sempre em alta. Neste post vamos fazer sobre Agência de Publicidade, um negócio que aparentemente tem muito glamour mas que só vai dar certo com trabalho duro, dedicação, competência e relacionamento. Vamos conhecer como se abre uma agência de publicidade?

Como abrir uma agência de publicidade e propaganda
Abrir uma agência de publicidade e propaganda é um dos objetivos para alguns profissionais da área que desejam ser dono do próprio negócio. Além do talento e criatividade para gerir um negócio que entra na vida das pessoas de maneira subjetiva, para tirar a ideia do papel é preciso planejamento e organização.

Antes de começar a sua caminhada, acompanhe atentamente os passos que esse guia traz com os principais pontos de atenção para estruturar o seu negócio de publicidade e propaganda.

Porém lembre-se sempre da retaguarda. Para que seu negócio dê certo e gere lucro, não deixe de acompanhar as suas rotinas financeiras e contábeis. Claro que esse não é sua especialidade, então conheça o Contabilizei Experts, assessores dedicados especialistas nestes processos que irão integrar contabilidade e finanças gerando segurança e tomadas de decisão baseadas em dados para sua agência de publicidade.

Estudando o mercado
A realidade da relevância do digital em detrimento das mídias tradicionais é uma constatação feita por meio de pesquisas ou percepções do cotidiano. A curva evolutiva do segmento abre um leque de possibilidades. Nele, é importante considerar a concorrência para identificar a melhor área de atuação.

Além disso, para se tornar competitivo é bom entender as expectativas e necessidades do público-alvo. Por isso, estude o mercado, pesquise os serviços mais procurados, entenda as organizações em termos de comunicação e metas de negócio. Um bom exemplo de ferramenta para utilizar e entender as tendências de mercado é o Google Trends (gratuíto).

Com isso documentado, estabeleça o tipo de agência de publicidade e propaganda mais adequada. Existem inúmeras opções, como agências de marketing digital ou conteúdo, criação de layout para sites, desenvolvimento de aplicativos e criação de marcas. O número de nichos realmente é muito grande e muitos com grandes possibilidades de sucesso.

A estrutura de uma agência de publicidade e propaganda
O capital humano dá vida a tudo que está no papel. Uma agência de publicidade de pequeno porte pode iniciar as atividades com um quadro reduzido de cinco profissionais, nas seguintes atribuições:

Gestão de negócios: controle administrativo da agência de publicidade, considerando, entre outras coisas recebimentos, pagamentos, tarefas bancárias e contábeis, compra de materiais e controle de pessoal.
Atendimento ao cliente: capturar novas contas e manter bom relacionamento.
Planejamento: organiza as informações passadas pelo cliente.
Criação: desenvolve desde o conceito até a peça final, atividades como, desenvolvimento de anúncios gráficos e identidades da marca.
Mídia: avalia os melhores canais para a divulgação de campanhas e peças publicitárias.
Importante destacar que são perfis diferentes que exigem skills diferentes. Você pode abrir uma agência sozinho, mas não terá a mesma força em todas as frentes do negócio. Pense nisso para não ter problemas na frente.

Business plan para agência de publicidade
O plano de negócios ou business plan é uma das etapas fundamentais para ajudar na busca de investimentos externos e financiamentos bancários. Ele ajuda a estruturar o planejamento e organização de todas as ações necessárias.

Com o seu ‘business plan agência de publicidade’, você irá descobrir os pontos fortes e fracos do negócio, além de identificar possíveis clientes, fornecedores e concorrentes.

Essa metodologia é organizada com os seguintes tópicos: sumário executivo, dados dos responsáveis pela gestão da agência de publicidade e propaganda, dados sobre o escritório de publicidade, missão da agência, setor de atuação, forma jurídica, capital social, estudo de clientes fornecedores e concorrentes, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro.

É no Business Plan que se define qual a atividade principal e as secundárias que a agência vai ter. É importante pois a partir dessa definição é que se registra o CNAE obrigatório na Receita Federal para que todo PJ se estabeleça no mercado.

nvestimento necessário
O investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua autonomia. Ele pode ser caracterizado de três formas:

Investimento fixo: capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas, entre outros.
Investimentos pré-operacionais: gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de layout e design de fachada, honorários profissionais e outros;
Capital de giro: gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa.
Segundo o Sebrae , para a implementação de uma agência de publicidade e propaganda de pequeno porte instalada em um imóvel de cerca de 100 metros quadrados, o empreendedor precisa de aproximadamente R$ 100 mil.

Despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas: R$ 3.500
Mobiliário para a área administrativa: R$ 6.500
Equipamentos operacionais: R$ 50.000
Instalações e reformas: R$ 15.000
Marketing de lançamento R$ 10.000
Capital de giro: R$ 15.000,00
Os valores apresentados são apenas uma estimativa feita pelo Sebrae, com planejamento e parceiros certos é possível reduzir este montante. Um exemplo é na abertura da empresa, você pode contar com a ajuda dos especialistas da Contabilizei para simplificar o processo e reduzir custos.

Custos de uma agência de publicidade e propaganda
Os custos são empregados tanto na elaboração dos produtos ou serviços quanto na manutenção do pleno funcionamento da empresa. Entre as despesas existem os custos variáveis e fixos.

Custos variáveis: variação direta com a quantidade produzida ou vendida, na mesma proporção, como despesas com deslocamentos da equipe, impostos diretos sobre a prestação do serviço e contratação de mão de obra terceirizada.
Custos fixos: fazem parte da estrutura do negócio e compreendem todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço, entre eles aluguel, luz, salários, honorários profissionais e despesas de vendas.
Como começar uma agência com pouco dinheiro?
O investimento vai depender do que você tem em mãos ou do que pode conseguir no mercado. Lembre-se que começar com um dívida ativa, nem sempre é a melhor alternativa. Neste caso é melhor pensar em um negócio menor com menos atividades e expandir conforme o faturamento for aumentando.

Sociedade também pode ser uma solução, porém sempre destacamos que é necessário um contrato e alinhamento geral de responsabilidades, direitos e deveres entre todos os sócios. Tudo que é conversado antes, depois pode ser cobrado profissionalmente e no âmbito legal.

Verifique as linhas de crédito para o micro e pequeno empreendedor, mas faça isso com acompanhamento de alguém que conhece taxas, prazos, comprometimentos e garantias. Existem excelentes oportunidades de crédito barato para quem faz tudo certo.

No caso específico das agências, o trabalho é muito intelectual, mas exige máquinas (computadores) com excelente processamento. No início podem ser usados computadores pessoais, mas com o crescimento da empresa é importante que sejam trocados e padronizados. Licenças de softwares e nuvem para armazenamento precisam ser levados em conta em função da segurança e responsabilidade que o trabalho traz.

Localização Ideal
A localização de uma empresa é sempre um fator que deve ser muito bem pensado. pois ela influencia positivamente ou negativamente o seu negócio. Dessa forma, procure sempre ter em seu planejamento quem será seu público-alvo. Assim, é possível decidir qual local será o melhor para atender seus clientes.

Busque, normalmente, uma localização central, para estar perto das empresas que você irá atender. Também, um local de fácil acesso, com estacionamento e que seja simples de encontrar.

Com a rápida transformação digital, muitos negócios estão “na nuvem” em qualquer lugar do planeta. Também é outra alternativa viável que, com certeza diminui custos diretos.

Estrutura Necessária
Agências de publicidade precisam de equipamentos robustos que atendam a demanda de criação e produção principalmente e normalmente não são computadores baratos. Este é o momento de avaliar de onde sai esta capital inicial e como será possível amortizar ao longo do tempo. Todo o resultado do seu trabalho depende do valor da entrega que será feita ao cliente.

O equipamento que mais deve ser priorizado aqui é o computador. Como a maioria dos projetos serão feitas neles, eles precisam ter uma memória muito boa juntamente com uma placa de vídeo que suporte programas de edição. E, para utilizar tais programas, será preciso uma licença paga. Dessa forma, é preciso um orçamento no seu financeiro para utilização de softwares de edição. Além disso, outros equipamentos eletrônicos serão requeridos. Como impressoras, câmeras e telefones.

Mas, para aumentar o nível de trabalho dos seus funcionários, invista em cadeiras confortáveis, apoios ergonômicos, e outros que ajudam a melhorar a postura e a saúde da sua equipe. Juntamente com esses móveis, tenha mesas individuais e/ou para reuniões, poltronas confortáveis para receber seu cliente e outros que você achar adequado.

Colaboradores, fornecedores e parceiros da Agência
O dono da agência de publicidade e propaganda não necessariamente precisa ser formado na área de publicidade e propaganda, nem em comunicação social. Mas o ideal é que seus funcionários sejam. Isso, porque terão mais conhecimento do ramo e até experiência.

A empresa não deve contar apenas com profissionais da área de comunicação. É preciso alguém para realizar o atendimento inicial e para gerir a empresa. Ou seja, cuidar de contas a pagar e receber, dados jurídicos e do R.H.

Outro ponto relevante é como será pago o salário da sua equipe. Lembrando-se sempre de seguir o piso salarial do profissional. Também é possível oferecer comissões, para que assim, eles sejam inspirados a buscar clientes e melhorar cada vez mais o seu trabalho, juntamente com os cursos e treinamentos oferecidos pela empresa. Atualmente, com a legislação mais branda é possível contratar profissionais de comunicação fora do regime de CLT, como Pessoa Jurídica.

Concorrência e Mercado
Nunca esqueça que em qualquer empresa é necessário uma avaliação da concorrência e isto deve estar muito claro no Business Plan. Isso lhe ajudará a definir o público-alvo, a localização, seus serviços oferecidos e os valores. Com o conhecimento da sua concorrência será possível decidir onde sua empresa pode melhorar e em quais critérios.

A diferença da análise da concorrência em agências de publicidade e propaganda é que ela não é unicamente física, podendo ser online também. Portanto, não foque apenas em empresas da sua cidade ou região. Busque as de fora e que tem a atenção da comunidade onde você estará inserido.

Licença Jurídica
Alguns requisitos necessários para montar uma agência de publicidade e propaganda são iguais aos de qualquer outra empresa. Dentre eles, os registros na(o):

Junta Comercial;
Secretaria da Receita Federal;
Secretaria da Fazenda;
Secretaria da Fazenda do Município;
Previdência Social;
Sindicato Patronal.
Além disso, será necessário um alvará de funcionamento, que deve ser requerido junto a prefeitura municipal com a relação das instalações fiscais.

Por trabalhar diretamente com o consumidor, a empresa deve ter consulta com o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor). E, dessa forma, se adequar ao Código de Defesa do Consumidor. Existem também os códigos aos quais as agências de publicidade e propaganda devem seguir. São elas:

Lei 4.680/65 – Trata sobre o exercício da profissão de publicitário.
Decreto 57.690/66 – Relacionado a Lei 4.680/65.
Lei 9.610/98 – Referente aos direitos autorais.
Ainda assim, lembre-se que sempre é importante ter um advogado e um contador. Eles lhe ajudarão com questões legais e fiscais da sua empresa

Regulamentação de uma agência de publicidade (CONAR)
Para abrir a agência de publicidade e propaganda, o empreendedor poderá ter seu registro de forma individual ou em um dos enquadramentos jurídicos de sociedade. Ele deverá avaliar as opções que melhor atendem as suas expectativas e o perfil do negócio pretendido.

O registro da empresa precisa ser feito com auxílio de um contador. Esse profissional poderá auxiliar na escolha do melhor enquadramento jurídico e tributário, na elaboração dos documentos exigidos e no registro da empresa nos órgãos responsáveis.

Além da regulamentação do Código de Defesa do Consumidor, as agências possuem um órgão de autorregulamentação próprio que é o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) que atua orientando as agência a não cometer exageros e protegendo o consumidor de propaganda enganosa ou dúbia. O CONAR tem um papel importante na defesa do mercado publicitário de qualidade que é o brasileiro.

Passo a Passo para abertura da sua Agência com uma Contabilidade
Após ter entendido como se abre uma agência de publicidade e propaganda, você pode conferir o Passo a Passo de como abrir uma empresa aqui e ficar por dentro de como uma empresa de contabilidade pode ajudar você no processo de abertura.

E no momento que você tomar a decisão de abrir a sua agência de publicidade, conte com o suporte especialista do Contabilizei Experts. Temos os melhores profissionais, dedicados ao seu negócio, garantindo que as suas rotinas financeiras e contábeis estarão integradas e sempre em dia com as necessidades.

CNAEs para abertura de uma agência de Publicidade e Propaganda
Os CNAEs são os códigos que determinam quais são as atividades que sua empresa está autorizada a executar. A sigla significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas-Fiscal. É a partir da definição do(s) seu(s) CNAE que você saberá quanto vai pagar de imposto.

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