Entenda os rótulos dos vinhos de uma vez por todas – por Marco Carbonari

Samantha Perlanovx
By Samantha Perlanovx 3 Min Read
3 Min Read

O empresário Marco Carbonari é proprietário da Vinícola Villa Santa Maria, localizada no Vale do Baú em São Paulo. Responsável pelos esplêndidos vinhos Brandina, hoje nos solucionou algumas dúvidas em relação aos rótulos dos vinhos, afinal, o que significam todas aquelas informações? Entenda de uma vez por todas a seguir:

Segundo Marco Carbonari, o nome do vinho é o que costuma vir à frente de todas as informações, em uma fonte bonita seguido do nome do produtor. O nome do produtor, em alguns casos já batiza a marca, dando norte ao consumidor sobre a qualidade daquela bebida.

Atente-se a variedade da uva, Marco Carbonari revela que fica mais fácil conforme a prática, pois assim você compreenderá quais são as características de cada uma e decidir qual agrada mais seu paladar. Lembre-se, também, que existem vinhos elaborados apenas com uma variedade de uva, os varietais, e os que são fruto de uma combinação de duas ou mais variedades, chamados de vinhos de corte ou blend.

No rótulo você também irá se deparar com a região e o país de sua produção Com essa informação, Marco Carbonari revela ser possível reconhecer as características de determinados vinhos tendo em vista seu terroir (clima, solo, e etc).

A safra, por sua vez, te revelará o ano em que as uvas foram colhidas. Porém, alguns rótulos não a mencionam, pois não se trata de uma informação obrigatória, isso porque, alguns vinhos contam com uvas de diversas safras para a sua elaboração.

Marco Carbonari revela que você terá acesso ao teor alcoólico da bebida, assim como seus valores nutricionais que revelaram o cálculo das calorias, açúcar residual natural e demais informações.

Em alguns vinhos você encontrará certificações que irão variar de acordo com a legislação de cada país, visando trazer um maior reconhecimento à bebida.

Quer saber mais? A vinícola Villa Santa Maria está de portas abertas para te receber em uma visita, que será regada a muito vinho e cenários de tirar o fôlego. Acesse o site e obtenha todas as informações necessárias: www.villasantamaria.com.br/.

Share This Article
121 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *