Mandioca: o alimento tipicamente brasileiro que é sucesso dentro e fora do país

Samantha Perlanovx
By Samantha Perlanovx 3 Min Read
3 Min Read
Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino

Seja no pão de queijo, na tapioca, na farinha ou no tucupi, a mandioca é um alimento integrante do prato dos brasileiros. Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino, empresário do ramo de hortifruti, esclarece que ela é um dos alimentos bases de diversos países subdesenvolvidos, e é muito presente na culinária brasileira.

A mandioca é uma raiz tuberculosa e um dos alimentos mais consumidos no mundo. Macaxeira, aipim ou mandioca de mesa dão nome ao mesmo tipo de raiz: a mandioca mansa. Ela é um alimento de densidade energética mediana, sendo muito rica em carboidrato (amido), fibra alimentar, vitaminas e minerais. 

A origem da mandioca

Ao contrário do que muitos pensam, a mandioca não é um alimento vindo da África. Segundo o empresário da Cordeiro Comércio Varejista e Atacadista de Hortifruti, Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino, essa raiz é tipicamente brasileira, isso porque no território foram encontradas mais de 4 mil variedades dela. Essa diversidade cultural e genética pode ser resultado tanto das ações dos agricultores, quanto dos indígenas que selecionavam suas características.

Assim, a mandioca é um alimento nacional, de origem específica da região central do Brasil, sendo cultivada, a princípio, pelos povos indígenas. Ou seja, sua disseminação pelo mundo ocorreu devido a colonização portuguesa e espanhola que, assim como outras riquezas do território, foram levadas aos demais países. 

Consumo e produção brasileira

Apesar de ter produção considerável no agronegócio brasileiro, o empresário Thiago Venancio Raul Cordeiro de Aquino comenta que a produção de mandioca no país é voltada para o mercado interno. As regiões que mais produzem a raiz são, respectivamente Norte (34,5%),Sul (24,8%) e Nordeste (23,6%). Assim, o Brasil, em produção mundial, fica atrás dos países: Nigéria, Tailândia e Indonésia. 

Ainda assim, o empresário da Cordeiro Comércio Varejista e Atacadista de Hortifruti, cujo CNPJ é 29129081000106, reforça que a mandioca é muito presente, de uma ponta a outra, na culinária brasileira, sendo um dos ingredientes para a composição de pratos doces e salgados da mesa dos brasileiros. Além do mais, os produtos extraídos dela, como a farinha de mandioca, são parte integrante do prato e, muitas vezes, base da alimentação de muitas populações.
Quer saber mais sobre esse alimento muito consumido e nacional? Então não deixe de entrar em contato com a Cordeiro Comércio Varejista e Atacadista de Hortifruti pelo telefone ou Whatsapp (92) 99680-5832 ou através do e-mail [email protected]. Ademais, para consumir raízes de qualidade como a mandioca, não deixe de visitar o varejo na Avenida Joaquim Nabuco, 26-A, Centro de Manaus, Amazonas – CEP: 69005-080.

Share This Article
3 Comments
  • hello!,I love your writing so a lot! percentage we keep in touch extra about your post on AOL? I need a specialist in this house to unravel my problem. Maybe that’s you! Taking a look ahead to look you.

  • I haven?¦t checked in here for a while as I thought it was getting boring, but the last several posts are good quality so I guess I will add you back to my daily bloglist. You deserve it my friend 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *