Saiba quais são as doenças testiculares

Samantha Perlanovx
By Samantha Perlanovx 3 Min Read
3 Min Read
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

As doenças testiculares acometem homens de diferentes idades. De acordo com o médico urologista Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, geralmente, causam grande desconforto e necessitam de um tratamento adequado, bem como acompanhamento. Por isso, o médico elucida a nossa redação acerca das patologias testiculares mais recorrentes.

O corpo humano é uma máquina complexa, há ainda muito para se descobrir e há patologias das mais variadas. Nesse sentido, especificamente para a parcela masculina, as doenças que acometem os testículos precisam ser bem avaliadas e tratadas da forma adequada. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes ressalta a importância de realizar consultas e exames médicos para diagnósticos precoces de inúmeras doenças.

As doenças testiculares mais comuns são: hidrocele e a varicocele. Há também ocorrência de câncer no testiculo, bem como uma inflamação chamada orquite.

A hidrocele trata-se de um distúrbio que ocasiona a presença do acúmulo de líquido no escroto. É um quadro comum em recém nascidos, uma vez que quando o feto está se formando, a formação do testiculo se dá dentro da cavidade abdominal, ao decorrer do desenvolvimento, os testículos tendem a descer até o escroto. Contudo, se após o processo de “alocação” dos testículos no escroto não haver o devido fechamento, os líquidos da cavidade abdominal se sobressaem e acumulam dentro da bolsa escrotal, causando um volume maior de líquidos, resultando, assim, na hidrocele.

Já em homens de idade adulta ou avançada, a presença deste distúrbio pode estar relacionada a outras patologias, sendo um forte sinal de que algo não está certo. Portanto, é necessário sempre averiguar possíveis causas para solucionar os distúrbios e as patologias precedentes, enfatiza o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.

Outra patologia que acontece nos testículos é a varicocele: essa patologia consiste na dilatação das veias na região do escroto. São como varizes, modificando a aparência e a função das veias. Além disso, tem ligação com a infertilidade masculina, uma vez que abaixa os níveis de produção de espermatozóides, bem como a qualidade do esperma.

Tendo isso em vista, é preciso manter um cuidado rigoroso com a saúde e a sinal de qualquer alteração suspeita no corpo, recorrer a um médico, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.

Além disso, há o câncer de testiculo. Com um alto risco de mortalidade, esse câncer é de um tipo agressivo, dessa forma, vale a ressalva que o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes fez em relação à importância de realizar consultas e exames clínicos de forma periódica, pois o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura.

Share This Article
76 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *