Descubra como é a carreira de ator

Samantha Perlanovx
By Samantha Perlanovx 9 Min Read
9 Min Read

Atriz ou ator é o profissional que interpreta uma cena dramática, utilizando de recursos vocais, corporais e emocionais com o objetivo de transmitir ideias e sentimentos. Mas como fazer para seguir a carreira de ator? Continue com a leitura e descubra tudo sobre a profissão.

Como surgiu a carreira de ator?
Esta é uma das profissões mais antigas do mundo, sendo o grego Téspis de Ática o primeiro ator conhecido da História. Usando uma máscara e túnica, Téspis interpretou o deus Dionísio, dando origem ao que viria a se chamar, na Grécia Antiga, de tragédia grega.

Nas tragédias gregas, praticamente não se reconheciam quem eram os atores, pois ao interpretar, usavam máscaras e figurinos. A imposição vocal também era uma característica, pois o uso de máscaras e apresentação em local aberto dificultavam a audição do público.

Após o império romano se apropriar da cultura grega, o teatro dramático torna-se decadente, pois o público preferia outros tipos de performances, como artes circenses, jogos violentos e competições desportivas.

Assim, alguns atores passaram a se especializar na mímica, dança e acrobacias, enquanto outros migraram para o campo, longe das cidades, para praticar o mimo, que caiu no gosto popular.

Já na Idade Média, com as invasões bárbaras surgem os trovadores e menestréis, atores ambulantes que se apresentavam em feiras, aldeias e cidades, e as mulheres, que antes eram proibidas de atuar, ganham espaço no teatro de rua.

No início do Renascimento, as companhias ambulantes passaram a profissionalizar os atores, cujas apresentação e interpretação eram contratadas pelos nobres e senhores. Muitos atores e atrizes fizeram carreira com personagens fixos, sendo que alguns viviam esses personagens até a morte.

Dessa forma, com o teatro passando a ocupar palcos em salas fechadas, os atores precisaram readaptar sua forma de atuar, optando por gestos mais sutis e profundos que os do teatro ao ar livre. A profissionalização da carreira de ator, contudo, ganha ainda mais notoriedade durante a Idade Moderna, devido às ideias defendidas pelo Iluminismo e Liberalismo.

Já na era contemporânea, com o advento da tecnologia e novas formas de comunicação, além do teatro, cuja interpretação conta com um pouco mais de improviso, por seu caráter de apresentação ao vivo, os atores e atrizes passam a atuar também no cinema e televisão, com cenas gravadas e editadas.

Características e qualidades do ator
Um bom ator precisa de alguns conhecimentos essenciais para se dar bem na profissão, e que são obtidos, treinados e trabalhados ao se fazer um curso técnico ou universitário na área. Contudo, apesar de poderem ser desenvolvidas e aprimoradas, algumas características são próprias da personalidade do ator.

A seguir, confira as principais características e conhecimentos que ajudam o profissional ter sucesso na carreira de ator:

Versatilidade
Facilidade em comunicar-se
Projeção de voz
Boa memória
Expressão corporal
Saber transparecer emoções
Sensibilidade
Empatia
Improvisação
Criatividade
Concentração
Gostar de ler
Paciência
Capacidade de observação
Atenção a detalhes
Flexibilidade
Mercado de trabalho para a carreira de ator
O mercado de trabalho para esse profissional é bastante competitivo. Contudo, a área de atuação de um ator pode ser bastante ampla.

Na interpretação, o profissional poderá atuar em teatro, telenovelas, radionovelas, cinema, séries e novelas de TV, comerciais e propagandas, peças publicitárias, circo e internet, entre outros meios e formas de entretenimento.

Ele poderá interpretar os mais diferentes personagens e papéis, em todos os gêneros teatrais, como romance, drama, tragédia, comédia, ação, terror, suspense, dança e musical.

Além da interpretação com uso de recursos corporais, vocais e emocionais, o ator também pode manipular bonecos, interpretar a voz e imagem de outro ator, fazer dublagens, danças e acrobacias.

O ator também pode redigir peças, novelas e seriados, dirigir e supervisionar uma peça, cuidar do roteiro e da produção artística e produzir e administrar uma apresentação. Com grande bagagem cultural, o ator também poderá se tornar um crítico de arte.

Uma tendência que tem se destacado atualmente é a contratação de atores por empresas das mais diversas áreas, a fim de ajudar a tornar os treinamentos e capacitações de funcionários mais atrativos, com ferramentas lúdicas e criativas.

O dia a dia de quem segue a carreira de ator é preenchido por gravações, apresentações e preparações. O artista, antes de apresentar ou gravar uma ação, estuda bem o roteiro e as falas de seu personagem, e se dedica em conhecer profundamente aquele a quem irá interpretar.

Os salários para a carreira de ator variam de acordo com a cidade de atuação e a visibilidade do profissional.

Para saber mais sobre a carreira de ator e como é a rotina desse profissional, indicamos o podcast “Eu Ator”, produzido pelo ator Guilherme Logullo. Nele, o apresentador entrevista, a cada episódio, um colega de profissão e conversa sobre os desafios da carreira, com dicas valiosas para quem já exerce o ofício ou deseja ingressar no mundo artístico.

Confira o primeiro episódio do podcast, com no qual o próprio Guilherme Logullo compartilha suas experiências como ator e as motivações que o levaram a produzir o podcast:

Como se tornar um ator?
Para ingressar na carreira de ator não são exigidos diploma em curso superior ou outros pré-requisitos. Contudo, realizar cursos na área, de nível superior, técnico e livre, irá ajudar o profissional a compreender, por exemplo, técnicas de atuação essenciais para uma boa performance como ator.

A profissão é regulamentada desde 1978, e para ser reconhecido como profissional é preciso obter registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Outra possibilidade de obter o registro é pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (SATED), por meio de uma apresentação a uma banca examinadora. O diploma em curso superior ou técnico contribui com o processo.

Além disso, quanto mais aptidões um ator possuir, como cantar, dançar, praticar esportes e lutas, tocar instrumento, pintar, falar em diferentes idiomas, entre outras atividades, mais chances terá de assumir personagens e projetos diferentes e se destacar na carreira de ator.

O profissional que deseja se destacar no mercado e adquirir conhecimentos técnicos e teóricos que alavanquem sua carreira, pode ingressar, por exemplo, no curso superior em Artes Cênicas. Os graduados nessa faculdade podem seguir a carreira de ator, diretor, cenógrafo ou crítico, e encontram mais oportunidades nesse mercado bastante competitivo.

Confira algumas opções de trabalho para quem tem o diploma no curso superior de Artes Cênicas:

Cenografia: atua na produção de cenários para criar ambientes de peças teatrais, séries, programas ou filmes
Direção: coordena todos os detalhes envolvidos na produção de uma apresentação audiovisual
Arteterapia: auxilia no tratamento de problemas psicológicos ou emocionais por meio da interpretação
Dramaturgia: adapta textos para produções como teatros, programas, novelas, séries, documentários ou filmes
Dublagem: dá voz aos personagens de animação ou à personagens que falam outros idiomas
Ensino: dá aulas de interpretação em escolas específicas de artes cênicas ou teatro, ou no ensino regular
Produção: responsável pela exibição de produções audiovisuais, por meio de patrocínios ou administração de recursos
Interpretação: representa um personagem em uma peça, novela, série ou filme
Figurino: monta o vestuário de todos os personagens de uma produção audiovisual
A boa comunicação e o networking também são importantes pontos para o desenvolvimento da carreira de ator, pois ajuda no reconhecimento do profissional e na sua indicação para assumir projetos no mercado.

Share This Article