Linfogranuloma venéreo (LGV): saiba quais são os sintomas e como tratar

Samantha Perlanovx
By Samantha Perlanovx 3 Min Read
3 Min Read
Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes

O linfogranuloma venéreo (LGV), segundo o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, é uma infecção sexualmente transmissível conhecida popularmente como “mula”. Essa infecção atinge os órgãos genitais e os gânglios da virilha, causando dor nos órgão genitais e outras regiões (pênis, vagina, ânus, colo do útero e boca).

O urologista Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que a aparição dos sintomas pode ocorrer entre uma a três semanas a partir de um inchaço doloroso na virilha (íngua ou caroços) que pode romper-se com pus. Além disso, Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que os sintomas podem aparecer por todo o corpo, apresentando-se por meio de dor nas articulações, mal estar e febre alta.

No geral, Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes informa que a doença pode ser classificada em trÊs estágios, sendo eles:

Estágio 1: os sintomas surgem de 3 dias a três semanas. É mais perceptível nos homens e se apresenta através de bolhas pequenas na região genital.

Estágio 2: surgindo de 10 a 20 dias, o inchaço na virilha é mais perceptível e pode surgir também em regiões como as da axila ou no pescoço. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que é nesse estágio que a doença apresenta febre, úlceras no reto, sangramento e secreção.

Estágio 3: quando a doença não é identificada e tratada, acontece um agravamento, levando a piora do quadro e favorecendo infecções secundárias e progredir para um elefantíase, sendo um acúmulo de linfa no escroto, pênis e vulva.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que é recomendado procurar um médico assim que o primeiro sinal for notado, pois dessa forma é possível ter um diagnóstico correto e a indicação de um tratamento adequado, normalmente feito através do uso de antibióticos como Doxiciclina ou Azitromicina por até 21 dias, baseado no estágio da doença e no perfil do paciente.

Quer saber mais? Acesse o site e agende uma consulta com o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes: www.marcofortes.med.br/. Não deixe sua saúde para depois!

Share This Article
7 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *