O empresário Marco Antonio Carbonari é um especialista em vinhos e proprietário de uma vinícola renomada, a Villa Santa Maria, localizada no Vale do Bau, interior do estado de São Paulo. Ele atua nesse ramo há anos, sendo assim, possui propriedade para falar sobre esse tema: como as rolhas influenciam no vinho.

Os vinhos são, sem sombra de dúvidas, ótimos acompanhamentos para diversos eventos e reuniões, são capazes de transformar simples reuniões em verdadeiras degustações. Além disso, desde o cultivo, à confecção da bebida, embalagem e armazenamento, culminam no sabor final do vinho, dessa forma, a lacração da garrafa também influencia no resultado final.

Há diversos tipos de rolhas para lacração do vinho, elas são importantíssimas na hora do armazenamento e posterior manutenção do vinho, fala Marco Antonio Carbonari. Portanto, devem ser bem colocadas para que não ocorra a oxidação do vinho e a consequente perda do vinho. As mais conhecidas são as rolhas de cortiça maciça, as rolhas de aglomerado de cortiça, a rolha sintética, a rolha de espumante, a rolha de fortificado e a tampa de rosca.

A rolha de cortiça maciça é uma das mais conhecidas e tradicionais, afirma o empresário Marco Antonio Carbonari. Ela é produzida a partir da casca de carvalho e quanto maior sua porosidade, menor é considerada sua qualidade. Já a rolha de aglomerado de cortiça consiste na união dos restos da cortiça maciça.

O especialista em vinhos, Marco Antonio Carbonari, explica que a rolha sintética é oriunda de um material plástico, esse tipo de rolha está sendo cada vez mais utilizado no mercado por ser uma via com ótimo custo-benefício. Em contrapartida, há a rolha de espumante, produzida através da rolha de cortiça, ela possui um formato diferente, próprio para os espumantes.

Os outros dois tipos de rolhas: rolha de fortificado e tampa de rosca são muito utilizadas na indústria. A primeira é formada por rolha de cortiça, na parte de dentro da garrafa, e de plástico por fora do gargalo, possuindo enorme facilidade para abrir a garrafa. Já a tampa de rosca é um assunto muito debatido entre os especialistas e apreciadores de vinhos. Possui um custo barato, é feita de metal e, dessa forma, dispensa o saca-rolhas.

9 COMENTÁRIOS

  1. A lot of thanks for your own hard work on this blog. Betty loves going through investigations and it is easy to understand why. Most of us notice all of the compelling tactic you deliver very important strategies on this blog and as well as inspire response from other people on the point then our favorite princess is actually being taught a whole lot. Take pleasure in the rest of the new year. You have been conducting a first class job.

  2. me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui