Cinemateca reabre nesta sexta-feira com mostra dedicada a Zé do Caixão

Samantha Perlanovx
By Samantha Perlanovx 2 Min Read
2 Min Read

Fechada desde 2020, a sede da Cinemateca Brasileira reabre suas portas, nesta sexta-feira (13), em São Paulo, para uma mostra dedicada ao falecido cineasta José Mojica Marins, famoso pelo personagem “Zé do Caixão”.

A Cinemateca estava fechada desde agosto de 2020, e, nesse período, enfrentou um alagamento e um incêndio no galpão com acervo da entidade, na zona oeste da capital paulista, além de um longo entrave jurídico sobre a gestão da instituição.

Com sessões nos dias 13, 14 e 15 de maio, a mostra “O Cinema Sem Medo de Mojica” começa nesta sexta-feira com a exibição de um filme inédito do ator de Zé do Caixão. O média-metragem “A Praga” (1980) foi restaurado e finalizado pelo produtor Eugenio Puppo.

Ele encontrou as latas do filme perdidas no escritório do cineasta falecido, quando organizava, em 2007, uma retrospectiva de Mojica, que foi o autor do primeiro filme de terror brasileiro: “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1964).

Os ingressos para a mostra são gratuitos, e distribuídos ao público uma hora antes das sessões.

“Os filmes do Mojica, neste momento, passam por trabalho de recuperação, sob coordenação do Paulo Sacramento, também parceiro da instituição. A obra foi preservada ao longo de anos, então poder abrir com esse recorte filmográfico e tendo como mote a apresentação do filme que foi resgatado, passando por longo processo de recuperação, tem tudo a ver com este momento da Cinemateca”, disse a diretora técnica Gabriela de Sousa Queiroz.

Share This Article
2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *