Investimentos: saiba como analisar uma ação com Valdir Piran

Samantha Perlanovx
By Samantha Perlanovx 3 Min Read
3 Min Read
Valdir Piran

O ato de comprar uma ação pode parecer simples, contudo, existe uma etapa fundamental antes de gerar a ordem de compra: a análise da ação. O investidor imobiliário, Valdir Piran, esclarece que, antes de adquirir os papéis, é fundamental realizar alguns cálculos que indiquem seu valor, situação da empresa, bem como o lucro que ele trará para o investidor. 

Para isso, o empresário informa alguns cálculos e indicadores que devem ser feitos e analisados  para ter garantia de um bom investimento nas ações:

Cálculo Índice de Preço/ Lucro (P/L)

Muito utilizado pelos investidores do mercado de ações, o Índice de Preço por Lucro é um modo de comparar empresas no mesmo setor. O empresário Valdir Piran explica que, dessa maneira, é possível averiguar se o valor de uma ação está alto ou baixo, de modo que esse investimento traga retorno para o acionista quando comparado com o valor aplicado.

Cálculo Preço / Valor Patrimonial da Ação (P/VPA)

Feito com base na comparação do preço da ação e seu valor patrimonial, Valdir Piran explica que esse é um dos principais cálculos feitos para identificar se os papéis estão mesmo em conta para serem adquiridos. Entendê-lo e aplicá-lo é fundamental para realizar uma boa análise de ação.

Índice de Liquidez Corrente (ILC)

O Índice de Liquidez Corrente é um indicador contábil que mostra o montante que uma empresa tem a receber em relação ao quanto ela deve pagar no mesmo período. Valdir Piran esclarece que, através do ILC, é possível entender se a empresa possui capital suficiente para cumprir com suas obrigações de curto prazo. 

Dividend Yield (DY)

Comumente publicado pelas empresas, o Dividend Yield é o indicador que mede a quantidade paga pelas empresas aos investidores em forma de dividendo e outros proventos. Valdir Piran esclarece que, obrigatoriamente, as empresas no Brasil devem fornecer, ao menos, 25%  dos lucros pagos de acordo com a quantidade de ações adquiridas por cada investidor, nesse formato. 

PAYOUT RATIO

Por fim, o empresário Valdir Piran explica que o Payout Ratio é um indicador utilizado para entender o percentual de lucro líquido distribuído pelas empresas aos investidores, em maior parte, no formato de dividendo, mas que também pode ser adquirido como juros sobre capital próprio. 

Share This Article
1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *