Como controlar o impulso de gastar demasiadamente?

Samantha Perlanovx
By Samantha Perlanovx 3 Min Read
3 Min Read
Márcio Alaor de Araújo

O empresário Marcio Alaor de Araujo possui larga experiência no mundo das finanças, não é à toa que ele é um especialista financeiro e executivo. Desse modo, a convite de nossa redação, o empresário Marcio Alaor de Araujo dá dicas de como controlar o impulso de gastar de maneira equivocada e exagerada. Portanto, se você não consegue fechar um mês sem extrapolar o limite do cartão de crédito e fazer compras sem necessidade, este artigo é para você.

Calma, isso tem solução. Nada que um intensivão de planejamento orçamentário não resolva. É claro que há pessoas que realmente possuem distúrbios em comprar demasiadamente e que necessitam de auxílio e tratamento médico, se você acha que este é o seu caso, procure ajuda, assim explica o empresário Marcio Alaor de Araujo.

Agora, para as pessoas que possuem esse desvio em comprar e comprar, mas que sabem que com disciplina conseguem mudar os planos de suas vidas e enfim alcançar uma saúde financeira, é necessário foco e determinação para não cair nas tentações de uma vitrine chamativa. Desse modo, confira abaixo ass dicas que Marcio Alaor de Araujo preparou. 

Deixe o cartão em casa

Se você andar apenas com uma certa quantia na carteira, não facilitará o impulso de comprar mais. Marcio Alaor de Araujo explica que, hoje, com as facilidades na forma de pagamento, contactless é um exemplo, as pessoas estão mais suscetíveis a comprar. Desse modo, deixe os cartões em casa e ande com uma quantia baixa de dinheiro em mãos. 

Faça um planejamento financeiro 

Marcio Alaor de Araujo explica que é necessário elaborar um planejamento financeiro, anotando todas as entradas e saídas. Desse modo, crie uma planilha ou encontre uma já elaborada que condiga com seu perfil (há uma enorme gama de modelos na internet) e comece a ter controle sobre suas finanças.

Corte gastos desnecessários e exclua aplicativos de compra no celular

Este passo importante nos leva a outro: corte todas as suas despesas desnecessárias e desabilite apps de compra. Marcio Alaor de Araujo, ainda sobre a tecnologia, enfatiza que os e-commerces provocaram um boom de compra. Desse modo, fuja das tramoias que podem levar seu dinheiro, fazendo você comprar itens que nem precisa ou não imaginava que precisava. Tenha em mente que tempo é dinheiro, afinal, você trabalha, portanto, não gaste seu tempo com coisas supérfluas que te distraem dos seus objetivos.

Share This Article
1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *