A influencer Diva do Brás explica duas técnicas gringas, que já chegaram ao Brasil, para deixar seus cachos mais bonitos e saudáveis. Essas técnicas se chamam low poo e no poo e consistem, basicamente, numa única coisa: tratar o cabelo com produtos menos agressivos, ou seja, sem substâncias como o sulfato e petrolatos. Se você é cacheada e quer entender como isso funciona, este texto é para você!
Primeiro passo: fugir de shampoos agressivos e convencionais
Em primeiro lugar a influencer desmistifica a associação entre espuma e limpeza, pois já foi comprovado que não é assim que funciona. O que acontece é que por muito tempo a oleosidade natural do cabelo foi tida como algo ruim por estar associada à sujeira. Para combater isso foram criados os “surfactantes”, shampoos agressivos que possuem sulfato em sua composição que eliminam, para além das sujeiras, essa oleosidade que protege nosso cabelo. Essa é a maior motivação para que você fuja desses shampoos se quiser ter fios mais saudáveis.
Segundo passo: entender as técnicas
A Diva do Brás explica que essas técnicas foram desenvolvidas, basicamente, para cabelos com curvaturas, para manter ou desenvolver a definição e saúde dos fios, eliminando apenas sujeiras e deixando o cabelo com sua lubrificação natural.
- Low poo
Low poo significa shampoo leve e, na prática, são aqueles shampoos sem sulfato, que possuem agentes de limpeza menos agressivos e que são leves, como o nome sugere. Eles fazem menos espuma que o shampoo convencional, o que está tudo bem, pois espuma não é sinônimo de limpeza.
- No poo
No poo, por sua vez, significa sem espuma e consiste, basicamente, numa lavagem sem shampoos, sendo estes substituídos por condicionadores à base de plantas, pois, na prática não fazem espuma e limpam os fios somente com o poder das plantas. No entanto, essa técnica é menos usual, já que agora existem os shampoos liberados de substâncias ruins e próprios para low poo, explica a blogueira.
Sendo assim, agora que você já conhece melhor essas técnicas, desapegue dos shampoos convencionais e ame seus cabelos, passando em seus fios apenas coisas que lhes farão bem.