O que é PDI e como ele pode te ajudar no aprimoramento profissional

Samantha Perlanovx
By Samantha Perlanovx 3 Min Read
3 Min Read
Marco Antônio Carbonari

Você já ouviu falar sobre o Plano de Desenvolvimento Individual? Trata-se um compromisso com seu próprio desenvolvimento, isto é, o PDI, sigla para este conceito, é uma ferramenta que visa elevar conhecimentos, habilidades e comportamentos de uma pessoa para que, dessa maneira, ela consiga atingir sua melhor performance. Desse modo, convidamos o empresário Marco Antonio Carbonari à nossa redação para discorrer sobre o funcionamento do PDI e em como uma pessoa pode estruturá-lo. Se você deseja crescer profissionalmente e individualmente, este artigo é para você. Acompanhe. 

Nem sempre é fácil sair do comodismo e da procrastinação, entretanto, Marco Antonio Carbonari ressalta que cair em distrações e deixar de fazer o que tem de ser feito te leva para longe do seu sonho. Dessa maneira, começar elaborando esse PDI já é um grande e importante passo. O Plano de Desenvolvimento Individual, geralmente, é utilizado em empresas, pensando na ascensão da carreira e performance dos colaboradores, contudo, nada impede de você trazer essa ferramenta para a vida pessoal, pensando em atingir planos e objetivos futuros.

O PDI te ajudar a se manter focado nos seus objetivos

Este é um dos maiores benefícios do Plano de Desenvolvimento Individual, pois é uma maneira de sempre lembrar o que deseja ser e ter. Desse modo, elaborar um plano de ação, pensando em estratégias, prazos e planos é uma ótima maneira de tornar os seus sonhos mais próximos e tangíveis, segundo Marco Antonio Carbonari.

Há algumas dicas para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual, como analisar o cenário atual do mercado e o próprio cenário de sua vida, ou seja, onde você está para pensar onde se quer chegar. Marco Antonio Carbonari explica que, na prática, é uma maneira de elaborar um plano de ação para atingir seus objetivos e se tornar a pessoa que você deseja ser, ou seja, sua melhor versão. 

Continuamente, o empresário enfatiza que é necessário definir objetivos, afinal, como dito, é necessário saber onde se quer chegar. Portanto, de uma maneira realista e positiva, trace metas e objetivos. Ademais, acrescido a isso, Marco Antonio Carbonari traz à tona a importância de estabelecer estratégias para alcançar tais resultados.

Share This Article
16 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *