Se você já conhece o agronegócio, com certeza já deve saber sobre as principais mercadorias, não é? Giovani Dadalt Crespani conta que muitas delas, desde os tempos coloniais, permanecem ditando a economia brasileira até hoje. Veja nessa matéria tudo sobre os três principais produtos.
O agronegócio é um conjunto de ações que promovem o plantio, colheita e comércio de diversos produtos, sendo diversos deles os principais para as exportações. Por esse motivo, eles são muito importantes para a economia, já que são consumidos dentro e fora do território brasileiro. Sendo assim, compõem uma boa parte dos lucros que o país ganha vindo de outros países.
Giovani Dadalt Crespani é um grande empresário, criador e fundador do Grupo CPN, empresa de biocombustíveis. Segundo ele, o agronegócio, por possuir uma lista extensa de produtos, é uma área bastante promissora para investir e obter lucros e resultados positivos. Além disso, esse investimento na área é o que faz os grandes empresários a participarem do ciclo econômico brasileiro, ajudando na economia e na existência de produtos essenciais para a nação e outras também.
Veja agora os três produtos mais importantes que compõem o agronegócio e são essenciais para a economia brasileira. Inclusive, perceba que são bastante presentes no dia a dia de todo brasileiro.
Café
Como um bom entendedor da economia, Giovani Dadalt Crespani comenta que o café, desde os primeiros dias de “descoberta” do Brasil, é o produto que mais ajuda a movimentar a economia, isto é, ele é produzido no país desde sempre. Seu centro é de produção, principalmente na Era Vargas, é em Minas Gerais, então ele é bem presente desde antes da política do Café Com Leite.
Soja
A soja era muito presente nos tempos coloniais, era um dos principais produtos produzidos nos antigos engenhos. Ela sempre fez parte mais da exportação, até porque, muitos países não tinham extensão territorial suficiente para plantar soja e outros produtos, então preferiam comprar de um país que vendia barato, como o Brasil, na época. Até hoje, a soja é sim comercializada para fora do país, ajudando também na rotação econômica do nosso país.
Açúcar
Segundo Giovani Dadalt Crespani, assim como a soja, o açúcar também era um dos produtos mais tratados nos engenhos, aliás, na época da colonização, foi o primeiro produto a ser comercializado para fora do país, dando início a uma grande dependência de outros países com o açúcar brasileiro.
Todos esses produtos, são comercializados dentro e fora do país desde cerca de 550 anos atrás, quando os europeus deram início ao desenvolvimento das novas terras encontradas que, hoje, chamamos de Brasil. Giovani Dadalt Crespani conta que mal sabiam eles que depois de tanto tempo, os mesmos produtos ainda estariam em vigor comercial, fazendo a economia do então país ter uma boa parte como dependente deles.