Você já se perguntou quais são os cuidados básicos que você deve ter com a sua arma de fogo?

Samantha Perlanovx
By Samantha Perlanovx 3 Min Read
3 Min Read
Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros

Para Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, instrutor de tiro e atirador profissional há cerca de 10 anos, realizar um curso de tiro e conseguir o CAC (Certificado de Caçador, Atirador e Colecionador), não é suficiente, seja para atiradores profissionais, seja para atiradores amadores. Isso porque, antes de saber atirar, é necessário saber se portar, assim como saber como cuidar de uma arma.

Visto isso, o instrutor Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, que é treinador oficial de Renan Bolsonaro, em seu estande de tiro localizado no Estado de Brasília, comenta que ter cuidados que vão desde a limpeza até o armazenamento da sua arma de fogo é tão importante quanto a boa mira ao alvo. Visto isso, para aprender que cuidados são esses, confira esta leitura até o final.

  1. Descarregue a arma com segurança

Remover o carregador e esvaziar a câmara, puxar o ferrolho e verificar se não há munição, retirar todas as munições do carregador e armazená-las num local seguro. Esses são os três passos para descarregar sua arma de forma segura e contribuir, dessa forma, para o bom cuidado com ela. Para o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, esse é o primeiro passo importante a ser seguido.

  1. Limpe sua arma

Além disso, o instrutor de tiro Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros menciona que saber limpar sua própria arma também é necessário. Para isso, você deve fazer a remoção de todo tipo de sujeira e crosta, além de óleos velhos presentes nas peças. Isso é indispensável para o bom funcionamento da sua arma, assim como para a prevenção de eventuais defeitos na mesma.

  1. Armazene sua arma adequadamente 

Além disso, o empresário Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros cita, ainda, que saber armazenar corretamente sua arma é outro elemento essencial para ajudar em sua conservação. Desse modo, para guardá-la corretamente é indispensável que você utilize cases que a protejam de impactos e umidade.

Não somente, o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros também considera necessário entender que esse cuidado auxilia, na prática, para que o cano da arma não empene (no caso de armas mais longas, claro), afinal, imagina atirar com uma arma empenada? Provavelmente não daria certo, além de não ser seguro.

Sendo assim, o atirador Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros complementa, por fim,, que durante o uso da arma também são importantes alguns cuidados, sendo eles: não utilizar sua arma como apoio ou escora, a fim de não danificá-la ou quebrá-la, e ter cuidado com a alça e massa de mira ao colocar a arma em alguma superfície.

Share This Article
1804 Comments