A liderança remota tem sido um desafio para as empresas em tempos de home office. O empresário Márcio Alaor de Araujo vai falar um pouco mais sobre como vencer os desafios da liderança remota e assim, inspirar sua equipe para que consigam se adaptar a esse novo meio de trabalho. Vem conferir:
Habilidades do líder remoto
Um líder remoto precisa ter muito senso de organização, proatividade, agilidade, solicitude, escuta ativa, comunicação eficiente, visão analítica, entre outras coisas. A resiliência para se adaptar a esses novos jeitos de trabalhar é indispensável como habilidade para alguém que ocupa cargo de liderança.
Como exercer uma boa liderança remota?
Propor metas
Bons líderes precisam conhecer os objetivos da empresa e a partir disso estabelecer metas claras, que desafiarão os colaboradores e fará com que evoluam cada vez mais. As metas devem ser reais e alcançáveis a fim de gerar motivação e uma rede de colaboração mútua, explica Márcio Alaor de Araujo.
Dominar a tecnologia
É preciso conhecer muitas ferramentas de trabalho adequadas via internet para trabalhar em casa. O líder juntamente com a empresa precisa oferecer uma infraestrutura adequada para que as pessoas realizem os seus trabalhos adequadamente. Os recursos tecnológicos são indispensáveis.
Promova feedbacks
Márcio Alaor de Araujo comenta que quanto mais resultados do trabalho as pessoas têm em mãos, mais elas investirão em ferramentas para aperfeiçoar as tarefas. Desse modo, você vai possibilitar que aprimorem suas habilidades e desenvolvam melhor a parte que não dominam com excelência.
Incentive o diálogo
Uma comunicação eficiente é a chave do sucesso de todas as relações. Desse modo, Márcio Alaor de Araujo aconselha que haja sempre uma transparência entre os colaboradores e um espaço repleto de liberdade para abordar diálogos construtivos e reflexivos. Favoreça uma cultura de feedbacks dentro da sua equipe.