Amauri Jacintho Baragatti
Amauri Jacintho Baragatti

Se você é brasileiro, com certeza já deve saber que em nosso país, a corrupção se tornou algo recorrente, infelizmente. Amauri Jacintho Baragatti é um advogado que entende como essa prática cresceu, então é extremamente necessário que ela seja combatida. Veja este artigo até o final para entender melhor sobre a corrupção e como é possível combatê-la.

Sobre a corrupção no Brasil

O Brasil, infelizmente, é o país conhecido como um dos mais corruptos quando falamos sobre política. Não é uma fama que gostamos de ter, porém, também não é um assunto recente, afinal, o país nasceu de práticas corruptas, somos terras roubadas de povos que já eram estabelecidos, e que foram enganados a troco de serem disseminados, sem chances de conseguir escapar.

Segundo Amauri Jacintho Baragatti, se prestarmos atenção no que realmente aconteceu em nossa história, podemos entender que os europeus não “descobriram” o Brasil, então os portugueses que chegaram aqui, catequizaram a cultura já estabelecida, apagando a história de pessoas que já tinham uma vida na qual viviam tranquilamente, ocupando suas terras sem nenhuma permissão dos povos que aqui viviam. Esse foi o começo das ações ilegais em nosso país.

Mesmo depois de tanto tempo, durante toda a nossa história, a corrupção se tornou cada vez mais presente, sendo reconhecida hoje como a origem da nossa sociedade. Hoje, reconhecemos processos corruptos mais presentes na política, o que nos fez ter bem mais destaque por esse fato, infelizmente, negativo. Por isso, é importante saber porque essa área tem tanta corrupção.

A corrupção é baseada em processos errados ou ilegais não permitidos por lei, como suborno e propina vinda de pessoas com alto cargo autoritário, que se beneficiam de situações que não são permitidas. Por isso, muitos são até presos e sentenciados a muitos anos de prisão por esse tipo de prática.

Por que existe tanta corrupção na política?

Amauri Jacintho Baragatti, como advogado, acredita que a corrupção tomou força porque acaba sendo o “caminho mais fácil”, principalmente quando falamos de processo políticos que são difíceis de serem resolvidos. Por isso, é muito comum vermos diversas pessoas em cargos políticos sendo descobertos por realizarem ações ilegais, enquanto estão ocupando suas funções, o que é mais grave ainda.

Como reverter isso?

Para reverter a corrupção, Amauri Jacintho Baragatti acredita que seja muito difícil isso acontecer, porém, não é impossível. Quanto mais pessoas honestas forem eleitas nesse meio, mais é possível conseguir diminuir a incidência de ações ilegais realizadas por parlamentares. Mesmo assim, isso não é o suficiente, mas o primeiro passo é essencial para essa caminhada.