Se você tem endometriose, mas não sabe o melhor jeito de tratar essa condição, é hora de procurar um profissional da área. O doutor Orcione Ferreira Guimarães Júnior acredita que um ginecologista seja a melhor opção para acompanhar as mulheres nesse processo de tratamento. Por isso, não deixe de conferir este artigo até o final para entender melhor sobre essa doença e qual o melhor método de tratamento.
Endometriose
A endometriose é uma condição bastante recorrente na vida das mulheres, infelizmente. Essa doença é exclusivamente do corpo feminino, então é comum que muitas mulheres descobrem a doença depois de começar a menstruar, porém, o período que mais se diagnostica a endometriose é entre a adolescência avançada e a vida adulta, quando a mulher já menstrua por muito tempo.
Segundo o doutor Orcione Guimarães Júnior, a endometriose é decorrência da menstruação estar indo para o lugar errado, isto é, ela deveria ser expelida pelo canal vaginal, porém, ela passa pelas trompas e acaba caindo na barriga, comprometendo alguns órgãos e afetando o funcionamento deles. Por isso, é essencial identificar essa doença antes que ela se agrave.
Afeta a fertilidade da mulher?
Sim, a endometriose é uma das maiores vilãs da fertilidade por ser uma doença que afeta o útero diretamente. Isso acontece porque a endometriose inflama o útero, impedindo que um embrião consiga se prender por lá, fazendo com que uma gestão não consiga vingar no útero em questão. Sendo assim, é mais do que importante que os sintomas sejam o primeiro sinal para que um diagnóstico prévio seja feito.
De acordo com Orcione Ferreira Guimarães Júnior, além de afetar uma possível gestação, a endometriose gera diversos problemas, sendo eles hormonais e muitas complicações físicas, como por exemplo inchaço abdominal, dores abdominais intensas durante o período menstrual, dores de cabeça e até alterações em outras área da saúde feminina. Toda atenção é pouca.
Cirurgia ou medicação?
Quando falamos sobre tratar a endometriose, existem apenas duas opções que são capazes de melhorar o quadro dessa condição: as medicações ou a cirurgia. As mediações são a base de alurax, um inflamatório do endométrio que ajuda a parar a menstruação, fazendo com que a mulher não sofra mais com esse problema. Já a cirurgia é para quem já descobriu a condição bastante avançada ou que as medicações não resolvem mais, então ela deve ser feita para limpar o sangue que está no abdômen, melhorando o funcionamento dos órgãos atingidos.
Para o doutor Orcione Guimarães Júnior, o mais recomendado é realizar exames para determinar qual o quadro da doença, determinando também o método mais adequado para ser utilizado no tratamento da doença. O diagnóstico precoce é sempre melhor, então estar em constante acompanhamento ginecológico é essencial para a saúde feminina.